segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Entrevista com duas pedagogas.

Realizamos uma entrevista com 2 pedagoga assuntos relacionado á educação. A partir das perguntas e respostas vamos filosofar?

A professora Talita Pazeto possui mais de 10 anos de experiência, já a Luciana Luiz é recém formada na área Pedagógica.  

Veja:
1 - Qual a sua perspectiva em relação a educação brasileira?
            Talita Pazeto: A educação brasileira passa por um grande momento de crise educacional. São tantos elementos envolvidos e partes afetadas que a identificação de por onde devemos começar a pensar em resolver o problema fica confusa. Um dos pontos críticos diz respeito à alfabetização dessas crianças, pois o método global construtivista utilizado tem se mostrado ineficiente no ensino do aprendizado da leitura e da escrita, o que faz com que esses alunos comprometam todos os anos seguintes de escolaridade e todo o seu desempenho acadêmico. Essa seria uma boa área para iniciar essa mudança.
Luciana Luiz: As perspectivas são muitas, porém confusas, ou seja, sonho com mudanças, começando com o respeito a nós profissionais da educação, salário digno a nossos esforços e trabalho e um ambiente de trabalho favorável ao processo de ensino aprendizagem.

2 - Na sua concepção o processo educativo respeita, compreende a interação da instituição escolar com a cultura, família e sociedade? Explique.
            Talita Pazeto: Não. A escola em seu projeto e em sua teoria diz que olha para o aluno, que considera sua realidade e a influência que família e ambiente exercem nele, porém o que acontece é que raras escolas realmente interagem com essas outras áreas da vida de seus alunos. Não acho que o processo educativo desrespeite o aluno, porém ele não desenvolve o educando em sua totalidade visando que ele possa sair da escola preparado para a sociedade.
Luciana Luiz: Nem sempre, pois muitas vezes as tomadas de decisões são favoráveis a uns e a outros não. Existem instituições que conseguem manter esse equilíbrio.

3- Como o professor pode ampliar sua formação?
            Talita Pazeto: Cursos de formação existem em um grande número no mercado, tanto pagos quanto gratuitos. O professor primeiramente precisa ter interesse e não perder o foco de que a profissão escolhida exige constante reciclagem, ou seja, o educador precisa estar se atualizando constantemente. Cursos de pós, extensão, ou cursos de curta duração são algumas opções que esses profissionais possuem. 
Luciana Luiz: Além de cursos superiores, é importante que o profissional da educação amplie seus conhecimentos, por meio de cursos de capacitação, estudos em grupos, leitura de livros, eventos e palestras.

4- Quais os critérios de avaliação, que aponta o progresso do aluno?
            Talita Pazeto: A avaliação do aluno deve ser realizada de forma continua para que realmente seja capaz de avaliar e verificar o progresso do aluno. Avaliações pontuais, únicas e fechadas apenas refletirão o aluno naquele momento podendo muitas vezes não mostrar o que o educando realmente aprendeu.
Luciana Luiz: Um dos principais critérios que uso e acho de suma importância, é a avaliação através da observação e registros em portfólios.

5 - O que é aprendizagem e como é constituída?
            Talita Pazeto: A aprendizagem é caracterizada por ser aqueles conhecimentos que já estão acomodados na vida dos sujeitos. São aqueles conteúdos e habilidades que desenvolvemos e que conseguimos utilizá-las de forma prática respondendo as demandas do ambiente. É constituída pela visualização do comportamento da pessoa, do agir dela, representando elementos que já são dominados por ela. Essa aprendizagem depende de maturação do sujeito assim como da interação dele com o ambiente e dos modelos de aprendizagem que esse possui.
Luciana Luiz: No meu ponto de vista aprendizagem é todo conhecimento adquirido, através de convivências, interação com um grupo ou meio social e cultural. E constituída e aprofundada através de estudos e troca de conhecimentos.

6 - As diferenças culturais são ignoradas no âmbito escolar? Justifique sua resposta.
            Talita Pazeto: Sim e não. Depende de que escola, de que professor. Não temos como generalizar essa resposta. Porém o que acontece em grande parte das escolas é que pelo fato do método ser o mesmo, das salas serem lotadas e dos professores não serem adequadamente preparados a interação professor-aluno não acontece de uma forma mais dialogada e profunda. Então se o professor não conhece o seu aluno, e não conhece essas diferenças culturais existentes pode ignorar essa questão.
Luciana Luiz: Sim, estas questões das diferenças culturais ainda geram polemicas no âmbito escolar, pois segundo o que diz alguns autores que falam sobre o assunto, a cultura do aluno deve ser respeitada, ou seja, o conhecimento adquirido por ele na sua convivência cultural e familiar deve ser aproveitado no processo de ensino e aprendizagem, e enquanto professores mediadores desse processo deveram observar os conhecimentos prévios de cada um.

7- Você concorda que a educação é a solução dos problemas no Brasil?
            Talita Pazeto: Não, a educação sozinha não tem como solucionar todos os problemas do país, porém ela é uma das bases que pode gerar essa mudança. A educação permite ao sujeito perceber a sua realidade assim como se colocar no mundo, e isso faz com que ele tenha liberdade e reflita sobre o que acontece a sua volta. Essa reflexão e percepção auxiliariam na solução de uma parte dos problemas.
Luciana Luiz: Não concordo como seria bom se fosse; no meu ponto de vista as diferenças sociais, a falta de estudos e oportunidades, ainda é um grande problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário