Realizamos uma entrevista com 2 pedagoga assuntos relacionado á educação. A partir das perguntas e respostas vamos filosofar?
A professora Talita Pazeto possui mais de 10 anos de experiência, já a Luciana Luiz é recém formada na área Pedagógica.
Veja:
1 - Qual a sua perspectiva em relação a educação brasileira?
Talita Pazeto:
A educação brasileira passa por um grande momento de crise educacional. São
tantos elementos envolvidos e partes afetadas que a identificação de por onde
devemos começar a pensar em resolver o problema fica confusa. Um dos pontos
críticos diz respeito à alfabetização dessas crianças, pois o método global
construtivista utilizado tem se mostrado ineficiente no ensino do aprendizado
da leitura e da escrita, o que faz com que esses alunos comprometam todos os
anos seguintes de escolaridade e todo o seu desempenho acadêmico. Essa seria
uma boa área para iniciar essa mudança.
Luciana Luiz: As
perspectivas são muitas, porém confusas, ou seja, sonho com mudanças, começando
com o respeito a nós profissionais da educação, salário digno a nossos esforços
e trabalho e um ambiente de trabalho favorável ao processo de ensino
aprendizagem.
2 - Na sua concepção o processo educativo respeita, compreende a
interação da instituição escolar com a cultura, família e sociedade? Explique.
Talita Pazeto:
Não. A escola em seu projeto e em sua teoria diz que olha para o aluno, que
considera sua realidade e a influência que família e ambiente exercem nele,
porém o que acontece é que raras escolas realmente interagem com essas outras
áreas da vida de seus alunos. Não acho que o processo educativo desrespeite o
aluno, porém ele não desenvolve o educando em sua totalidade visando que ele
possa sair da escola preparado para a sociedade.
Luciana
Luiz: Nem sempre,
pois muitas vezes as tomadas de decisões são favoráveis a uns e a outros não.
Existem instituições que conseguem manter esse equilíbrio.
3- Como o professor pode ampliar sua formação?
Talita Pazeto:
Cursos de formação existem em um grande número no mercado, tanto pagos quanto
gratuitos. O professor primeiramente precisa ter interesse e não perder o foco
de que a profissão escolhida exige constante reciclagem, ou seja, o educador
precisa estar se atualizando constantemente. Cursos de pós, extensão, ou cursos
de curta duração são algumas opções que esses profissionais possuem.
Luciana
Luiz: Além de cursos
superiores, é importante que o profissional da educação amplie seus
conhecimentos, por meio de cursos de capacitação, estudos em grupos, leitura de
livros, eventos e palestras.
4- Quais os critérios de avaliação, que aponta o progresso do
aluno?
Talita
Pazeto: A avaliação do aluno deve ser realizada de forma continua para que
realmente seja capaz de avaliar e verificar o progresso do aluno. Avaliações
pontuais, únicas e fechadas apenas refletirão o aluno naquele momento podendo
muitas vezes não mostrar o que o educando realmente aprendeu.
Luciana
Luiz: Um dos
principais critérios que uso e acho de suma importância, é a avaliação através
da observação e registros em portfólios.
5 - O que é aprendizagem e como é constituída?
Talita Pazeto:
A aprendizagem é caracterizada por ser aqueles conhecimentos que já estão
acomodados na vida dos sujeitos. São aqueles conteúdos e habilidades que
desenvolvemos e que conseguimos utilizá-las de forma prática respondendo as
demandas do ambiente. É constituída pela visualização do comportamento da
pessoa, do agir dela, representando elementos que já são dominados por ela.
Essa aprendizagem depende de maturação do sujeito assim como da interação dele
com o ambiente e dos modelos de aprendizagem que esse possui.
Luciana
Luiz: No meu ponto de vista aprendizagem é todo conhecimento
adquirido, através de convivências, interação com um grupo ou meio social e
cultural. E constituída e aprofundada através de estudos e troca de
conhecimentos.
6 - As diferenças culturais são ignoradas no âmbito escolar?
Justifique sua resposta.
Talita
Pazeto: Sim e não. Depende de que escola, de que professor. Não temos como
generalizar essa resposta. Porém o que acontece em grande parte das escolas é
que pelo fato do método ser o mesmo, das salas serem lotadas e dos professores
não serem adequadamente preparados a interação professor-aluno não acontece de
uma forma mais dialogada e profunda. Então se o professor não conhece o seu
aluno, e não conhece essas diferenças culturais existentes pode ignorar essa
questão.
Luciana
Luiz: Sim, estas
questões das diferenças culturais ainda geram polemicas no âmbito escolar, pois
segundo o que diz alguns autores que falam sobre o assunto, a cultura do aluno
deve ser respeitada, ou seja, o conhecimento adquirido por ele na sua
convivência cultural e familiar deve ser aproveitado no processo de ensino e
aprendizagem, e enquanto professores mediadores desse processo deveram observar
os conhecimentos prévios de cada um.
7- Você concorda que a educação é a solução dos problemas no
Brasil?
Talita Pazeto: Não, a educação sozinha não tem como solucionar
todos os problemas do país, porém ela é uma das bases que pode gerar essa
mudança. A educação permite ao sujeito perceber a sua realidade assim como se
colocar no mundo, e isso faz com que ele tenha liberdade e reflita sobre o que
acontece a sua volta. Essa reflexão e percepção auxiliariam na solução de uma
parte dos problemas.
Luciana
Luiz: Não concordo como seria bom se fosse; no meu ponto de vista
as diferenças sociais, a falta de estudos e oportunidades, ainda é um grande
problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário