A filosofia no
geral existe através da reflexão e questionamento.
O que nos leva a
buscar melhores respostas e conclusões, não simplesmente aceitando ideais
convencionais, permitindo-nos descobrir e reinterpretar novos conceitos, nos
tornando pessoas mais críticas, capazes de compreender melhor as situações
sociais e políticas da atualidade.
A filosofia no
âmbito escolar também tem grande importância, pois cabe ao professor
desenvolver atividades com debates e pesquisas, nas quais os alunos terão que
encontrar conclusões através do questionamento das coisas e dos fatos
envolvidos.
Crianças
filosofam desde pequenas, surpreendendo pais e professores com assuntos e
perguntas inesperadas. Esta é filosofia em ação, o olhar imaturo buscando um
entendimento mais amplo.
Nessa importante
fase de aprendizado, o professor seria um péssimo educador se não desse espaço
necessário para a filosofia. O bom educador se posiciona de maneira a por os
alunos para filosofarem juntos.
A filosofia é um
meio de formação do caráter por beneficiar a consciência crítica, utilizando os
fundamentos do conhecimento, da razão e da emoção para alcançar respostas mais
plenamente profundas e conclusivas.