segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ESCOLHA DE QUATRO FILÓSOFOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO.

O grupo efetuou a escolha de quatro Filósofos e/ou Autores que tiveram contribuições importantes para a educação.

Vygotsky
Nasceu em 1896, em Orsha Rússia; Cursou medicina;
Formou-se em direito;
Lecionou Literatura e História da Arte;
Fundou um Laboratório de Psicologia;

Em1924 que sua carreira mudou drasticamente, passando Vygotsky a dedicar-se a psicologia evolutiva, educação e psicopatologia.
Vygotsky afirma que para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender
Principais Obras:
Construção do Pensamento e da Linguagem.
Psicologia Pedagógica.

Emmanuel Kant
Nasceu em 1724;Principal filósofo Iluminista;
Pacifista convicto;
Trabalhou como docente por 15 anos ministrando cursos livres;
Parou de lecionar em 1796.

 Ele acreditava que a moral se construía a partir da liberdade baseado na autonomia.
Suas reflexões a respeito da moral contribuíram para a Pedagogia na busca de uma educação laica;
A proposta de educação, enfatizando a necessidade de educar a criança para que se torne autônoma, passando a pensar por conta própria.

 Principais Obras: Critica da Razão Pura; 
Critica da Razão Pratica; 
História Universal da Natureza.

Platão
Nasceu apox. 427/428 a.C em Atenas;
Um dos filósofos da Antiguidade, Platão é o primeiro de quem se conhece a obra integral, conheceu Sócrates seu ilustre mestre aos vinte anos.
Depois de viajar pela Magna Grécia e pela Sicília, Platão regressou a Atenas e fundou a Academia.
Para Sócrates a educação teria duração de 50 anos sendo de 3 á 6 atividades lúdicas; 7 á 9: formação filosófica; 10 á 12: alfabetização; 13 á 16: ginástica e música.Assim seguia em estágio, pelas ciências, matemática, etc até 50 anos.
Principais Obras:
Sofista;
Político;
Apologia de Sócrates;
 O Banquete;
Parmênides.

Rousseau
Nasceu em 1712 em Genebra
Filósofo do Iluminismo.
Em 1767 casou-se a Thérèse Levasseur
Rousseau tem cinco filhos com sua amante de Paris, porém, acaba por colocá-los todos em um orfanato.
Em 1762 Rousseau foi perseguido na, suas obras foram afronta aos costumes morais e religiosos.
Em 1762 Publica Do Contato Social em abril e o Emilio, ou da Educação  em maio.
Reformulou princípios educacionais, elaborando uma educação libertadora.
A proposta de educação, enfatizando a necessidade de educar a criança para que se torne autônoma, passando a pensar por conta própria.
Principais Obras:
Discurso Sobre a Origem da desigualdade entre os homens; Emílio, ou da Educação; Devaneios de um Caminhante Solitário.

Rousseau: Princípios fundamentais da educação.
Rousseau, um dos principais filósofos pensadores do iluminismo no século XVIII, teve grande contribuição educacional nessa época, em sua obra Emilio ou da Educação, ele propôs princípios para uma educação de qualidade, nela trata a educação da criança acompanhada e um auxiliador a ter educação conforme a natureza, preservando-a de uma sociedade corrupta.
Educar a criança conforme a natureza foi uma proposta radical e renovadora, pois com essa proposta ele se opõe a educação de sua época, propondo a liberdade ao desenvolvimento da criança.
Rousseau quer mostrar a necessidade de repensar na educação, uma nova forma de compreender a infância, adolescência e a fase adulta, e a partir disso separa a educação em etapas de formação.
A primeira destas etapas é a infância, na qual acontece o desenvolvimento físico e para Rousseau a criança precisa de liberdade para viver e aproveitar e não ser participante ativo das atividades adulta afastando assim a possibilidade de ser vista como adulto em miniatura, que a mesma adquira suas próprias maneiras de agir e não impor saberes dos homens á criança sabendo que ambos são distintos e têm suas próprias características, a educação deve ser efetivada a partir do momento em que respeite o desenvolvimento natural da criança e não força-la a aprender coisas de adulto.
A segunda etapa é a adolescência, o período em que se educa o coração para a vida comum e relações sociais, deve encontrar meios de satisfazer o individuo, colocando ao seu alcance, prepara-lo para a vida adulta, o que lhe é útil, formar personalidade, adolescência é o período de mudanças continuas. Nesse período a religião não deve ser imposta, o adulto pode colocar o adolescente condições para escolher sua própria religião, assim ele terá autonomia ao chegar a vida adulta e fazer suas próprias escolhas.
A ultima etapa é a fase adulta, segundo Rousseau  se efetiva a  educação do ser moral, e se dá o direcionamento a vida sócio e politica do Estado. Essa fase esta voltada para a formação intelectual, moral e razão, faz menção a importância de conservar os hábitos da infância, importante que o individuo tenha suas próprias opiniões, decida por si mesmo.
Na concepção de Rousseau o individuo educado conforme a natureza é importante para que ele tenha a educação lhe convém, sem ser persuadido, e sem imposições e ao chegar à fase adulta continuar sendo capaz de viver em liberdade, sem que fique dependente de homens que comprometa seu futuro e felicidade.

Referências bibliográficas:
BRASIL. VYGOTSKY. Disponível em: www.infoescola.com/biografias/vigotski/.
Acesso em 22 de novembro de 2013.
BRASIL. PLATÃO. Disponível em: http://www.infoescola.com/filosofos/platao/. Acesso em 22 de novembro de 2013
BRASIL. ROSSEAU. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm. Acesso em 15 de novembro de 2013.
BRASIL. ROSSEAU. educacao.uol.com.br/biografias/jean-jacques-rousseau.jhtm. Acesso em 15 de novembro de 2013.


Entrevista com duas pedagogas.

Realizamos uma entrevista com 2 pedagoga assuntos relacionado á educação. A partir das perguntas e respostas vamos filosofar?

A professora Talita Pazeto possui mais de 10 anos de experiência, já a Luciana Luiz é recém formada na área Pedagógica.  

Veja:
1 - Qual a sua perspectiva em relação a educação brasileira?
            Talita Pazeto: A educação brasileira passa por um grande momento de crise educacional. São tantos elementos envolvidos e partes afetadas que a identificação de por onde devemos começar a pensar em resolver o problema fica confusa. Um dos pontos críticos diz respeito à alfabetização dessas crianças, pois o método global construtivista utilizado tem se mostrado ineficiente no ensino do aprendizado da leitura e da escrita, o que faz com que esses alunos comprometam todos os anos seguintes de escolaridade e todo o seu desempenho acadêmico. Essa seria uma boa área para iniciar essa mudança.
Luciana Luiz: As perspectivas são muitas, porém confusas, ou seja, sonho com mudanças, começando com o respeito a nós profissionais da educação, salário digno a nossos esforços e trabalho e um ambiente de trabalho favorável ao processo de ensino aprendizagem.

2 - Na sua concepção o processo educativo respeita, compreende a interação da instituição escolar com a cultura, família e sociedade? Explique.
            Talita Pazeto: Não. A escola em seu projeto e em sua teoria diz que olha para o aluno, que considera sua realidade e a influência que família e ambiente exercem nele, porém o que acontece é que raras escolas realmente interagem com essas outras áreas da vida de seus alunos. Não acho que o processo educativo desrespeite o aluno, porém ele não desenvolve o educando em sua totalidade visando que ele possa sair da escola preparado para a sociedade.
Luciana Luiz: Nem sempre, pois muitas vezes as tomadas de decisões são favoráveis a uns e a outros não. Existem instituições que conseguem manter esse equilíbrio.

3- Como o professor pode ampliar sua formação?
            Talita Pazeto: Cursos de formação existem em um grande número no mercado, tanto pagos quanto gratuitos. O professor primeiramente precisa ter interesse e não perder o foco de que a profissão escolhida exige constante reciclagem, ou seja, o educador precisa estar se atualizando constantemente. Cursos de pós, extensão, ou cursos de curta duração são algumas opções que esses profissionais possuem. 
Luciana Luiz: Além de cursos superiores, é importante que o profissional da educação amplie seus conhecimentos, por meio de cursos de capacitação, estudos em grupos, leitura de livros, eventos e palestras.

4- Quais os critérios de avaliação, que aponta o progresso do aluno?
            Talita Pazeto: A avaliação do aluno deve ser realizada de forma continua para que realmente seja capaz de avaliar e verificar o progresso do aluno. Avaliações pontuais, únicas e fechadas apenas refletirão o aluno naquele momento podendo muitas vezes não mostrar o que o educando realmente aprendeu.
Luciana Luiz: Um dos principais critérios que uso e acho de suma importância, é a avaliação através da observação e registros em portfólios.

5 - O que é aprendizagem e como é constituída?
            Talita Pazeto: A aprendizagem é caracterizada por ser aqueles conhecimentos que já estão acomodados na vida dos sujeitos. São aqueles conteúdos e habilidades que desenvolvemos e que conseguimos utilizá-las de forma prática respondendo as demandas do ambiente. É constituída pela visualização do comportamento da pessoa, do agir dela, representando elementos que já são dominados por ela. Essa aprendizagem depende de maturação do sujeito assim como da interação dele com o ambiente e dos modelos de aprendizagem que esse possui.
Luciana Luiz: No meu ponto de vista aprendizagem é todo conhecimento adquirido, através de convivências, interação com um grupo ou meio social e cultural. E constituída e aprofundada através de estudos e troca de conhecimentos.

6 - As diferenças culturais são ignoradas no âmbito escolar? Justifique sua resposta.
            Talita Pazeto: Sim e não. Depende de que escola, de que professor. Não temos como generalizar essa resposta. Porém o que acontece em grande parte das escolas é que pelo fato do método ser o mesmo, das salas serem lotadas e dos professores não serem adequadamente preparados a interação professor-aluno não acontece de uma forma mais dialogada e profunda. Então se o professor não conhece o seu aluno, e não conhece essas diferenças culturais existentes pode ignorar essa questão.
Luciana Luiz: Sim, estas questões das diferenças culturais ainda geram polemicas no âmbito escolar, pois segundo o que diz alguns autores que falam sobre o assunto, a cultura do aluno deve ser respeitada, ou seja, o conhecimento adquirido por ele na sua convivência cultural e familiar deve ser aproveitado no processo de ensino e aprendizagem, e enquanto professores mediadores desse processo deveram observar os conhecimentos prévios de cada um.

7- Você concorda que a educação é a solução dos problemas no Brasil?
            Talita Pazeto: Não, a educação sozinha não tem como solucionar todos os problemas do país, porém ela é uma das bases que pode gerar essa mudança. A educação permite ao sujeito perceber a sua realidade assim como se colocar no mundo, e isso faz com que ele tenha liberdade e reflita sobre o que acontece a sua volta. Essa reflexão e percepção auxiliariam na solução de uma parte dos problemas.
Luciana Luiz: Não concordo como seria bom se fosse; no meu ponto de vista as diferenças sociais, a falta de estudos e oportunidades, ainda é um grande problema.

Participação da mulher na educação e na sociedade.

Música e Poesia que apresente o papel da mulher na sociedade brasileira.

Música: Mulher - Erasmo Carlos.

Dizem que a mulher é o sexo frágil
Mas que mentira absurda
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas
Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça
Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas pra quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito
O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher
Mulher, mulher
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração
Pra decantar você nessa canção
Mulher, mulher
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um dez
Sou forte, mas não chego aos seus pés.


Poesia: Sexo frágil - Ibeane Campos Moreira.

Mulheres pelas ruas Avantes...
Indo, vindo
Aptas a qualquer momento
Para qualquer movimento
Mães
Mulheres
Fortes
Ousadas
Preparadas
Risos
Lagrimas
Comuns, no entanto
De salto alto no mundo
Que é uma bola
Gira
À vontade
De ser quem quiser ser
Vencer é pouco
Pra quem quer viver
Mulher forte mulher
Quem foi mesmo que disse que mulher é o sexo frágil
Não conviver de perto com uma.

Poesia: O homem e a mulher - Victor Hugo.
O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
O homem é um código;
A mulher é um evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter, no crânio, uma larva;
Sonhar é ter, na fronte, uma auréola.
O homem é a águia que voa;
A mulher o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.
No entanto, a mulher cansou de ser apenas o rouxinol que canta, resolveu também voar e dominar o espaço.                                             
Para se alçar vôos harmoniosos e felizes precisamos de duas asas; o homem é uma asa, e a mulher é a outra asa, podendo voar até as alturas.
Participação da Mulher na Educação
            Pra falar da mulher na educação temos que voltar ao início, onde a educação era destinada apenas para os meninos, não era permitido que elas estudassem e aprendessem a ler, enquanto os meninos iam para a escola estudar as meninas só aprendiam técnicas manuais e domésticas, elas eram educadas para servir.
            O machismo era tão grande que as mulheres não tinham voz ativa, elas não podiam fazer nada só cuidar de casa, marido e filhos. Aos poucos as mulheres foram conquistando a sua liberdade e aos poucos foram ganhando seu espaço como profissional de educação.  
            O papel feminino na educação brasileira é muito importante, nunca foi tão necessário quanto agora na arte de educar. Hoje as mulheres têm uma presença crescente em todos os níveis de ensino, a grande maioria que estão em universidades e cursos técnicos são mulheres.

Atualmente a mulher tomou consciência dos seus direitos e assumiu nova postura em relação aos conceitos políticos, históricos, culturais e sociais. Quem diria que a mulher que antes não tinha direito nem de falar, hoje pode votar, ocupar todos os cargos profissionais e até alcançar um cargo na presidência do país.


Referências bibliográficas:

BRASIL. Música de Erasmo Carlos- MULHER. Disponível em  http://letras.mus.br/erasmo-carlos/67612/. Acesso em 05 de novembro de 2013.
BRASIL. Poema de Ibeane Campos- MULHER SEXO FRÁGIL. Disponível em: http://www.pucrs.br/mj/poema-mulher-127.php. Acesso em 05 de novembro de 2013.

BRASIL. Poema de Victor Hugo – O HOMEM E A MULHER.  Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MzIzNDI/. Acesso em 05 de novembro de 2013.