segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.




A filosofia no geral existe através da reflexão e questionamento.

O que nos leva a buscar melhores respostas e conclusões, não simplesmente aceitando ideais convencionais, permitindo-nos descobrir e reinterpretar novos conceitos, nos tornando pessoas mais críticas, capazes de compreender melhor as situações sociais e políticas da atualidade.

A filosofia no âmbito escolar também tem grande importância, pois cabe ao professor desenvolver atividades com debates e pesquisas, nas quais os alunos terão que encontrar conclusões através do questionamento das coisas e dos fatos envolvidos.

Crianças filosofam desde pequenas, surpreendendo pais e professores com assuntos e perguntas inesperadas. Esta é filosofia em ação, o olhar imaturo buscando um entendimento mais amplo.

Nessa importante fase de aprendizado, o professor seria um péssimo educador se não desse espaço necessário para a filosofia. O bom educador se posiciona de maneira a por os alunos para filosofarem juntos.

A filosofia é um meio de formação do caráter por beneficiar a consciência crítica, utilizando os fundamentos do conhecimento, da razão e da emoção para alcançar respostas mais plenamente profundas e conclusivas.

Um comentário:

  1. Muito bom! Todas as integrantes como autoras! Falta uma apresentação...

    E, é claro, as próximas postagens!

    Abraços!

    Professora Eleandra

    ResponderExcluir